Coordenadores - Curso PJT
16251
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-16251,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-13.4,qode-theme-curso pjt,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive

Coordenadores

Conheça os Coordenadores do Curso PJT

Corpo Docente

O Curso Avançado de Jurisprudência Tributária será ministrado por docentes de alto nível de especialização. Além dos professores coordenadores – responsáveis pela idealização e modelagem de todo o curso, o corpo docente é composto pelos profissionais que participaram da redação do livro (manual) que é o material de consulta dos alunos. Com isso, os discentes terão aulas com profissionais com profundo conhecimento sobre as matérias lecionadas.

Também farão parte do corpo docente advogados de amplo reconhecimento no mercado, sócios dos principais escritórios do Rio de Janeiro. Eles fazem parte do Comitê de Especialistas. Com eles, os alunos terão contato com o Direito Tributário praticado nas principais bancas, o que se enquadra no objetivo de prepará-los para o mercado.

Coordenadores

Responsáveis por definir as linhas-mestras do PJT e orientar o desenvolvimento do curso, os Professores Coordenadores possuem diferenças substanciais em termos de trajetória profissional, com atuações públicas e privadas, mas em todos os casos com forte inclinação acadêmica. A sua ampla experiência com o Direito Tributário, tanto acadêmica quanto profissionalmente, e o caráter eclético das suas formações levaram à conclusão sobre o que deve ser o PJT: Direito Tributário real, cotidiano, explicado de forma simples e acessível, por meio de um curso absolutamente cooperativo.

Simplicidade e realidade. Estes foram dois dos principais pilares que impulsionaram a criação e a coordenação do PJT. A ideia de um curso de Direito Tributário que tornasse a matéria acessível, sem perder a densidade; e que fosse focado na aplicação prática desse ramo do Direito, sem ignorar a importância da teoria geral. Ideia que surgiu em 2013, a partir de discussões provocativas sobre temas tributários entre os Professores Fábio Fraga, Luciano Filippo, Diogo Ferraz, Marcos Catão, Janssen Murayama e Marcus Lívio Gomes.

Cooperação. Eis um terceiro pilar do nascimento do PJT. A simplicidade de que falamos tem o objetivo de democratizar o Direito Tributário. O discurso desnecessariamente complexo, a erudição exagerada e a utilização de uma linguagem obscura funcionam como uma espécie de cláusula de barreira ao interesse pela tributação. Quanto mais barreiras, menos interessados; quanto menos interessados, menos debates; quanto menos debates, menos reflexão, menos revisão e menos evolução. E só há debate proveitoso quando as pessoas estão imbuídas de um espírito cooperativo e colaborativo a fim de chegar a um objetivo comum. Este certamente foi, é e será o norte para os Coordenadores, presentes ou futuros, ao longo do PJT.

Luciano Filippo

Sócio do Duarte, Filippo & Meier (DFM) Advogados

Coordenador Geral do PJT. Doutor em Direito Público pela Université Panthéon-Assas, Paris 2 (Universités de Sorbonne) e Mestre em Direito Tributário pela mesma universidade. Membro da Associação Francesa de Doutores em Direito (AFDD). Pesquisador do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) do Instituto Superior de Ciências Sociais Políticas (ISCSP), da Universidade Técnica de Lisboa (UTL) e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal. Conselheiro da Revista Eletrônica da ABDF. Advogado no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Fábio Fraga

Sócio de Trouw e Fraga Advogados

Membro do Conselho do Mestrado em Tributação Internacional da New York University (NYU) e Professor Convidado da FGV-Rio, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) e da Universidad Complutense de Madrid (UCM). Pós-Graduado em Direito Tributário pela Universidad de Salamanca. Doutorando pela Universidade Autônoma de Lisboa. Fundador e Diretor do GDT. Diretor da ABDF.

Diogo Ferraz

Sócio do Freitas Leite Advogados

Doutor em Direito Financeiro e Tributário pela Universitat de Barcelona. Mestre em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-graduado em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Membro do grupo de pesquisa sobre o projeto de Diretiva europeia para a criação de um imposto sobre transações financeiras (financial transaction tax – FTT). Membro do Comitê Regional Latinoamericano da ABDF.

Marcus Lívio Gomes

Marcus Lívio Gomes

Juiz Federal

Doutor e Mestre em Direito Tributário pela Universidad Complutense de Madrid. Professor Adjunto de Direito Tributário da UERJ. Professor de Direito Tributário da Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Tributário FGV Direito Rio. Membro do Comitê Executivo e Associado do Instituto Latinoamericano de Derecho Tributário – ILADT.

Janssen Murayama

Sócio do Murayama & Affonso Ferreira  Advogados

Graduado em Direito e em Ciências Contábeis pela UERJ. Professor da Pós-Graduação da UFF. Professor visitante da FGV Law Program – FGV Direito Rio. Pós-Graduado em Direito Tributário pelo IBET. Mestre em Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento pela UERJ. Fundador e Diretor do GDT-Rio.

Marcos Catão

Marcos Catão

Sócio do Vinhas e Redenschi Advogados

Doutor em Direito Público pela Universidad San Pablo CEU, Espanha e Mestre em Direito Tributário pela Universidade Candido Mendes. Professor de Escola de Direito da FGV-Rio, Diretor da ABDF e Membro do Comitê Científico da IFA.

Micaela Dutra

Doutora em Direito Tributário

Doutora em Direito Tributário pela UERJ, Mestre em Direito Constitucional pelo IDP, Professora do IBMEC, UERJ, FGV, IBET, ESA-RJ e Mackenzie-Rio, Coordenadora e Professora do PJT, Membro da ABDF, IDT-PI, e CEAT/RJ. Idealizadora, Sócia e Professora do Tributário em Jogo.

Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.